top of page
já não se contam ovelhas para dormir?

impressão digital e PVAc s/ cartão de conservação à base de madeira natural e cadernos zig zag Hahnemühle

instalação de vídeo, preto & branco, som

digital prints and PVAc on conservation card based on natural wood and on Hahnemühle zig zag notebooks

video installation, black & white, sound

​​​

Continuando a minha pesquisa sobre o silêncio, criei esta exposição em grande proximidade com as comunidades femininas da região de Tondela — em particular com as que se encontram numa maior relação com o meio natural, mas que, devido aos efeitos da globalização, avanços tecnológicos, etc., se abeiram do silenciamento. Assim este é também um trabalho que presta homenagem às pastoras da Serra do Caramulo.

Ao contrário da norma, em que usualmente são os homens a guardar os rebanhos, na Serra do Caramulo a tarefa recai sobretudo nas mulheres. Esta é uma profissão que tende a desaparecer, a não ser que mais jovens como a Márcia — que realizou o sonho de dar continuidade ao trabalho da avó — queiram abraçar uma vida que pende entre a harmonia com a natureza, e a precariedade que a profissão acarreta.

A exposição inclui também registos de mulheres, pastoras, reformadas. Apesar de já não exercerem a atividade de pastoreio — por variados motivos —, são a imagem da resiliência característica das mulheres desta região.

Os homens fazem também parte da exposição, em particular os  que dão apoio às suas esposas, mas também em caso excecional, uma história de vida de um homem que enviuvou cedo, e travou uma batalha para criar e sustentar sozinho os seus dois filhos.

​​​​

​​A artista agradece o convite da ACERT para realizar esta exposição, e a todas as pessoas que amavelmente colaboraram. Projecto desenvolvido no âmbito de uma Residência Artística promovida pelo Novo Ciclo ACERT, com o apoio à Programação da DGArtes. Pós-produzido no Quartel da Imagem na Figueira da Foz, Portugal.

 
The artist would like to thank ACERT for the invitation to develop this exhibition, and to all the people who kindly collaborated. Project developed as part of an Artist Residency promoted by Novo Ciclo ACERT, with the support of DGArtes Programming. Post-produced at Quartel da Imagem in Figueira da Foz, Portugal.

 

 

​​​

© 2025 andrea inocêncio. all rights reserved.

bottom of page